quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"A câmara escura" no Clube de Cinema do MIS-AP em homenagem ao dia do Fotógrafo


Sinopse: Em uma fazenda de Entre Rios, Argentina, no final do século dezenove, descobrimos a história de Gertrudis, uma mulher que segundo o parecer de sua família nasceu feia, cresceu sendo uma menina pouco agraciada e finalmente se converte, segundo sempre o olhar das pessoas numa mulher insignificante, quase transparente. 

Sendo ignorada pelos outros, Gertrudis não o renuncia ver o mundo que a rodeia com um ávido interesse por pequenos sinais de beleza que apenas percebemos se pararmos para contemplá-los. Comentários do legender Pinguim-SP: Confesso que a princípio (antes de legendá-lo) achei o filme estranho. Porém quando iniciei, fui tomando gosto pela obra e ao final me dei por satisfeito. Aqueles que assistiram ao "La Rabia" e "Luz Silenciosa" em certos trechos do filme sentirão alguma semelhança nos detalhes. "La cámara oscura" ou "A câmara escura", é o quarto filme de Vitória Menis a realizadora de Cielito, filme que participou da Competição Oficial de San Sebastián e foi premiado em diversos Festivais Internacionais.

A história que transcorre entre 1892 e 1929 fala sobre a beleza, a "feiúra" (que termo mais estranho) e a subjetividade deste conceito. Mas essa subjetividade não é só a que fala através de um contexto social e político, mas também a subjetividade do olhar. É aquela coisa: A beleza está nos olhos de quem a vê... E dentro do pressuposto estético totalmente contrário ao que parece, a tal subjetividade do fotógrafo francês, acima mencionada, transforma e modifica a realidade de Gertrudis, que pela primeira vez se sente uma mulher. María Vitória Menis nos surpreende magnificamente com um belo filme de uma notável sensibilidade, com uma fotografia, direção de arte, figurino e atuação absolutamente fantásticos. É um filme de contemplação, daqueles para fechar o dia com chave de ouro.






Dia: Sábado 07/01/2012
Local: Auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), 2º piso do Teatro das Bacabeiras
Hora: 18:30
Entrada: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...