segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Relatório das atividades do Museu da Imagem e Som do Amapá – MIS-AP

2011 foi um ano de muitos desafios para a equipe do Museu da Imagem e do Som do Amapá. Provavelmente o principal deles tenha sido o início da implementação do conceito de um "museu do futuro" que precisa ser necessariamente aberto, ativo e flexível em suas ações, gerando não só eventos, mas também produtos e serviços culturais pertinentes a sua área de atuação. Um museu já não é mais algo que apenas se "visite", um museu é algo que se "vive" e quanto mais presente no dia-a-dia prosaico de uma cultura, mais ele estará próximo de alcançar essa meta.

Nesse sentido, mais que contabilizar público e número de atividades organizadas ou apoiadas, esse breve relatório é uma documentação que nos sentimos a vontade de compartilhar com todos aqueles que ajudaram nessa construção e para aqueles que, de maneira geral, se interessem em contribuir para o aprimoramento das relações culturais amapaenses.

Importantíssimo destacar aqui a relevância do quadro de voluntários que ajudaram durante todo o ano o MIS-AP a desenvolver seus trabalhos. Sem essa incontestável ajuda, pouco seria possível realizar e realizar bem. Nosso muito obrigado a vocês, incansáveis!

2012 chega trazendo novos desafios e contamos com as ideias, sugestões e ações de todos para fazer dele um ano ainda melhor para os sons e as imagens de nosso estado. O desafio está aceito!

Alexandre Brito
Gerente do Museu da Imagem e do Som


Nome: Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP)
End.: Segundo piso do Teatro das Bacabeiras
Funcionários:
01 – Gerente
01 – Chefe de Unidade
03 – Agentes Administrativos
Voluntários: 15
Infra-estrutura:
01 -  Sala para acervo e administração;
01 -  Auditório com capacidade para 70 pessoas;
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta em horário comercial
(o horário noturno e os fins de semana são usados quando há eventos)

Abaixo, apresentamos mais detalhes sobre como o museu trabalhou ao longo de 2011:

Atividades Permanentes
As atividades permanentes do Museu da Imagem e do Som são espaços de socialização do acervo que buscam promover o debate, a formação de platéia e conceitos envolvidos nas dinâmicas de educação patrimonial entendida de maneira ampla.

a)     Clube de cinema: O Clube de Cinema é um cineclube que realiza encontros quinzenais. Sua dinâmica envolve a exibição de filmes seguida de debate entre os participantes da sessão. Esse cineclube entrou em 2011 em seu segundo ano de atuação.


b)     Sessão Didática: A sessão didática é um desdobramento das atividades do Clube de Cinema. Ela é um encontro no qual acontece uma espécie de aula que trata sempre de algum aspecto técnico da linguagem audiovisual. O MIS-AP chegou a esse formato a partir da demanda mapeada nas atividades do Clube de Cinema. A Sessão Didática é também quinzenal e se alternas às sessões do Clube de Cinema.

c)      Fotoclube: O fotoclube é uma ação que surgiu para suprir demanda apontada durante a realização do 3º Colóquio Amapaense de Fotografia. Ele é aberto a todos que queriam debater, ver, aprender e mostrar fotografia. As reuniões do fotoclube são semanais, aos sábados, às 15h.

1.      Eventos realizados:
      a)  Cinemando na Amazônia:
Período: fevereiro, março, abril e maio
O MIS-AP entrou como parceiro do cineclube Cinemando na Amazônia nos meses de fevereiro, março, abril e maio. Esse cineclube é coordenado pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABDeC-AP) e funciona no Centro de Convivência do bairro Nova Esperança. O MIS-AP foi responsável pelo acervo e pela condução das sessões dos meses indicados acima.

b)     Aniversário de 253 anos de Macapá
Período: 04 de fevereiro
No aniversário da capital do estado o museu realizou, em parceira com o SESC-AP, um evento aglutinando vários segmentos artísticos como audiovisual, música, artes plásticas e fotografia. O ponto alto do evento foi o lançamento do projeto “Histórias daqui” com o vídeo “Macapá: histórias da minha cidade”. Vídeo retratando memórias dos moradores mais antigos da cidade.

c)      Mostra de Audiovisual Indígena
Período: 12 a 15 de abril
Em comemoração ao Dia do Índio, o      
MIS-AP, em parceira com a ONG          
Iepè realizou mostras de filmes produzidos por e/ou sobre os indígenas. O evento destacou a importância dos indígenas na cultura brasileira e os desafios que estão postos para toda a sociedade envolvendo essa temática.

d)     9ª Semana de Museus
Período: 16 a 22 de maio
Evento em rede envolvendo mais de 1.000 instituições museológicas cujo tema foi Museu e Memória. O MIS-AP compôs essa programação elaborando e ofertando atividades gratuitas como exposições, palestras, mostras de filmes e debates pertinentes ao tema da Semana.















e)     1º Seminário Amapaense de Audiovisual
Período: 24 a 30 de julho
Essa ação representou um evento histórico para o segmento do audiovisual amapaense. Nela foram discutidos os entraves, características e estratégias para dinamizar o audiovisual amapaense. Os debates foram pautados em três eixos centrais: formação, produção e distribuição.


f)      3º Colóquio Amapaense de Fotografia
Período: 6 a 10 de setembro
A fotografia amapaense tem buscado se organizar e evidenciar seu potencial artístico, cultural, histórico e educacional. A organização da terceira edição do Colóquio Amapaense de Fotografia é um forte indício desta afirmação. O evento cresceu consideravelmente, isso pôde ser constatado com a ampliação dos parceiros, notadamente o SESC Amapá o que proporcionou a vinda de nomes como Miguel Chikaoka ao estado para ministrar o curso “Caixa Mágica I” e proferir a palestra “Fototaxia: em busca do elo perdido”.
  
 g)     5ª Primavera de Museus
Período: 19 a 25 de setembro
Esse evento acontece em todo o Brasil e é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM em parceria com as unidades museológicas de todo o país. O tema desse ano foi “Mulheres, Museus e Memórias”. No Amapá, o MIS-AP executou uma programação que primou pela promoção do gênero feminino em diversos debates, rodas de conversa e mostras de filmes e o Sarau da Primavera.

h) Dia das Crianças
Período: 10 e 11 de outubro
No Dia das Crianças desse ano o museu realizou mostra de filmes infantis que compuseram a mostra do Dia Internacional do Cinema de Animação 2011. A sessão recebeu os alunos da Escola Estadual Governador Ivanhoé Gonçalves Martins. Após a sessão, a equipe do museu falou um pouco sobre educação patrimonial em linguagem adaptada e acessível à faixa etária do público. Essa atividade foi previamente agendada pela coordenação pedagógica da escola e as crianças foram conduzidas de ônibus na vinda e na volta dessa atividade.

i)        Dia Internacional da Animação
Período: 28 de outubro
O DIA – Dia Internacional do Cinema de Animação é um evento em rede que acontece em mais de 400 cidades no Brasil todo, o qual busca promover o cinema de animação no Brasil. No Amapá, o MIS-AP realizou a mostra simultaneamente em quatro municípios e em um distrito (Macapá, Santana, Pedra Branca, Porto Grande e Ipixuna Miranda). A ação corrobora umas das principais linhas de ação do museu que é um esforço para municipalizar a sétima arte no estado.

j)       8º Festival Imagem-Movimento:
Período: 28 de novembro a 04 de dezembro

O Festival Imagem-Movimento é uma realização dos agentes do audiovisual amapaense que acontece no estado desde 2004. Em sua 8ª edição contou com a parceria do MIS-AP para sua realização. Na imagem acima, podemos ver um dos pontos altos da programação: a roda de conversa sobre “Os desafios do cinema na Amazônia” que teve como participantes os cineastas Paulo Miranda (PA), Cássio Tavernard (PA), Aluízio Guimarães (PB) e Diogo Cysne (SE).


2.      Eventos apoiados pelo MIS-AP:


a)     Curso de Operador de Câmera HD do Centro Técnico Audiovisual Norte-Nordeste – CANNE
Período: 31 de outubro a 04 de novembro
Curso organizado pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas Sessão Amapá que trouxe a Macapá o curso para os profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos no que diz respeito à operação de câmera HD. Para esse evento o MIS disponibilizou seu auditório e equipe de apoio.


b)     Tributo a Legião Urbana
Período: 26 de outubro
Evento realizado através de uma parceira do Fã Clube “Legítimos Legionários” e o movimento Liberdade ao Rock e apoiado pelo MIS-AP na infra-estrutura, equipe de apoio técnico e divulgação.


c)      O lado “B” da Tropicália na Terra do Sol
Período: 21 de setembro
Edição do projeto Navegando na Vanguarda cujo registro fotográfico ficou por conta do museu que também auxiliou na divulgação do mesmo.

d)     Sexta Cult
Apoio audiovisual ao projeto da Secretaria de Estado da Cultura Sexta Cult com mostras de filmes independentes ligados a cultura Amazônica. O apoio consistiu em suporte técnico a projeção dos filmes, disponibilização de acervo e divulgação do evento nos canais de comunicação do museu.


e)     O cinema de Glauber falando de Novo
Período: 22 a 28 de agosto
Evento no qual se discutiu a cinematografia e a biografia de Glauber Rocha, um dos maiores cineastas brasileiros. O MIS-AP auxiliou nas exibições dos filmes, na organização de palestras e debates bem como na disponibilização de espaço físico e cobertura audiovisual do evento.


f)      Revisitando a obra Tristes Trópicos, do antropólogo Claude Lévi-Strauss
Período: 27 de julho
A protagonista desse evento foi a antropóloga Marlui Miranda que é coordenadora do projeto Ponte entre Povos. O MIS-AP compôs a programação com a produção e exibição dos recursos audiovisuais apresentados no evento bem como pelos registros em foto e vídeo da apresentação das canções indígenas mapeadas pela etnomusicista inspirada em Claude Lévi-Strauss.


g)     Aniversário de três anos do Liberdade ao Rock
Período: 26 de novembro
O movimento Liberdade ao Rock acontece durante o ano todo na Praça da Bandeira há três anos. Em 2011 no aniversário de fundação do movimento, o MIS-AP entrou como parceiro do evento através da disponibilização de pessoal de apoio e equipamentos.


h)     2ª Palhaceata
Período: 10 de dezembro
Evento realizado em comemoração ao Dia do Palhaço que teve sua concentração na Praça da Bandeira e seguiu em cortejo até a Praça Veiga Cabral na qual aconteceu uma roda de palhaços onde cada personagem apresentou seus esquetes.


i)       4º Festival Quebramar
Período: 7 a 10 de dezembro
O Festival Quebramar é um evento que promove a cultura alternativa, notadamente a música, em sua 4ª edição, o festival promoveu uma oficina de fotografia e outra de vídeo ambas foram realizadas com suporte do Museu da Imagem e do Som do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...