sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dia Internacional da Animação 2012 em mais de nove localidades do Amapá

Em cinco anos da ação foram cerca 220 curtas e longas de animação exibidos.

Foto: Maksuel Martins (2010)


­­­Lívia Almeida

O Dia Internacional da Animação estreia no estado do Amapá no ano de 2008, sendo exibido no Auditório Multi-uso da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para o público universitário e em seguida para os alunos da Escola Agrícola do Coração. Em 2009 o DIA passa a ser exibido no SESC Araxá, na sala de exibição Charles Chaplin e ao ar livre no espaço da unidade. A novidade de 2009 é a exibição em praças e escolas da capital e no município de Itaubal; o público começa a crescer.­­

Em 2010, mostras para deficientes auditivos e visuais são exibidas pela primeira vez, assim como o lançamento da 7ª edição do Festival Imagem-Movimento, que passa a integrar a programação do DIA a partir de então. Desta vez, o DIA chega também a Santana com exibição na praça Cívica da cidade.

Uma das colaboradoras do DIA no estado, Mary Paes, comenta a inserção do projeto: “É com grande alegria que venho informar que o DIA foi um dos eventos audiovisuais mais consistentes que já realizamos em Macapá, primeiramente pelo acompanhamento regionalizado e nacional, com a chegada do material em tempo hábil, dando-nos segurança na divulgação prévia. Fizemos de todas as mídias suporte para conseguir um público recorde de cerca de 300 pessoas, principalmente com a participação das escolas”.

Com uma cenografia mais elaborada e tendo como ponto de exibição, o auditório do Museu da Imagem e do Som Amapá, a mostra de filmes é agraciada com um público fiel e participativo. O ano de 2011 torna-se o primeiro ano da participação dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca e do Distrito de Ipixuna Miranda.

A 9ª edição do DIA contempla agora os municípios de Oiapoque, Serra do Navio, Amapá, Tartarugalzinho, Mazagão e Laranjal do Jarí, mostrando que o projeto possui um grande público e colaboradores atuantes. Mais uma vez, as produções de animação serão exibidas às 18h, no sábado (27) para os deficientes visuais e auditivos sendo lançado oficialmente também a mostra de filmes internacionais, data esta em que o 9ª Festival de Imagem-Movimento começa a rodar sua fita com o tema “Gravidade Zero, soltos no infinito”.

Na ação em rede nacional que ocorre dia 28 de outubro, data em que se comemora o surgimento desta arte, os curtas e longas rolarão às 19h30 em mais de 200 cidades Brasil afora. “Esperamos que mais pessoas possam conhecer o cinema de animação no Amapá”, ressalta o chefe de unidade do Museu da Imagem e do Som Amapá (MIS-AP), Augusto Pessoa Lobo que coordena o DIA em Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...