quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Direção e Interpretação com Christian Duurvoort




O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) pela articulação da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABDeC-AP) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AP) por meio Museu da Imagem e do Som Amapá (MIS-AP) e a Casa Fora do Eixo Amapá (CAFE-AP) realizam os cursos de  Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica, que estão sendo ministrados pelo diretor, ator e preparador de elenco, Christian Duurvoort.



Durante uma semana Duuvoort, pela primeira vez no Amapá, passa aos alunos noções e técnicas relacionadas à atuação no Cinema.  Segundo o próprio, Macapá é meio uma ilha (só se chega de avião e barco) onde está nascendo um movimento audiovisual, com histórias próprias desse lugar, seus modos de vida e consequentes criações. Ele que mantêm uma agenda cheia entre gravações, cursos e reuniões fala da atual conjuntura que o Cinema brasileiro encontra-se "num  momento fértil, com a PL116, de ampliação do mercado, em especial a parte técnica que já possuí uma excelência reconhecida internacionalmente, e vem expandindo na dramaturgia, na atuação e interpretação em busca de nossa identidade". 


A turma constituída por 20 alunos abrange entusiastas e profissionais da cena local. O curso acontece nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 18h, no auditório do Museu da Imagem e do Som Amapá. 

Para a cursista Thaise Monteiro, "assistir o material trazido pelo Cristian e a execução de várias dinâmicas de autoconhecimento, visando dialogar com as personagens interpretadas  e identificando os limites de cada um e do grupo para avançar juntos, também por meio de conversações que fazem conhecer este que é um grande diretor, preparador de elenco e uma pessoa singular, é uma experiência que tem valido a pena"


Sobre Duuvort: "Sou auto didata e aprendi fazendo uma longa trajetória de tentativas, acertos e erros. Vivemos um momento em que tudo está tão genérico, que tudo já foi feito e ao mesmo tempo estamos querendo algo novo. Não há receita para a criação artística".
Blog de ChristianDuuvort: http://atorimaginario.com/

Fotos: Mario Dias
Por Lívia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...