sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Governo do Amapá lança edital para artistas se apresentarem no Sacaca





Com a responsabilidade de democratizar a participação de artistas em eventos do governo do Estado, foi lançado nesta quinta-feira, 1º de novembro, pelo governador Camilo Capiberibe, o Edital de Seleção de Artistas para a Programação Cultural do Museu Sacaca. De responsabilidade do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), o edital vai selecionar artistas para as apresentações culturais no Museu Sacaca e auditório Waldemiro Gomes, no período de dezembro de 2012 a maio de 2013. As atrações farão parte da programação do projeto Fim de Tarde no Museu e espetáculos apresentados no auditório.

Este edital inaugura um novo padrão de contratação de artistas que está sendo implantado pelo Governo do Amapá. Por meio desta ferramenta, elas começam a perder a característica de indicações e apadrinhamentos com intenção política. "O artista vai ser contratado de acordo com os critérios do edital. Ele vai sair da mão de políticos e deixar de pagar a oportunidade com favores", disse o músico e secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel. "É um novo tempo com oportunidades para todos", completou.

Serão selecionados 26 grupos de música e 26 de poesia para se apresentarem no projeto Fim de Tarde no Museu, que acontece toda quinta-feira, de 19h às 22h. Para os espetáculos que acontecem no auditório Waldomiro Gomes, a contratação será de 2 espetáculos de dança e 2 de circo. "O edital vai atender públicos diversos com as contratações de vários segmentos. A grande vantagem é impedir a apropriação política da cultura e a consequência é a democratização", reforçou o diretor do Iepa, Augusto Oliveira.



O edital complementa o processo de resgate do Museu Sacaca, que tem como referência a identidade com a cultura amapaense, com inovações que atraem o público e valorizam as raízes amazônicas. O espaço foi criado durante a gestão do então governador João Capiberibe. Mas, o governo sucessor deixou o local abandonado e, em 2011, ele foi reinaugurado com novos projetos, entre eles o Fim de Tarde. As atrações regionais contratadas democraticamente se encaixam no projeto macro do museu.

O governador Camilo Capiberibe garantiu que o Estado irá fomentar a cultura em todas as dimensões, e os editais são exemplos. "Estamos trabalhando para que o artista viva de sua arte, independente do segmento. A cultura gera renda e a Expofeira, por exemplo, não pode ser o palco mais disputado, espaços serão multiplicados, os editais são a oportunidade mais correta. O museu é nossa vitrine, é justo que esta inovação comece por lá e sirva de exemplo. Essa mudança, como outras, pode gerar polêmica, mas acreditamos que o tempo irá mostrar seus benefícios", disse o governador.

Ele afirmou que serão lançados outros editais na área de cultura e fez um anúncio. "Vamos resgatar o Cine Territorial de Macapá. Ele será transformado em uma casa para pequenos espetáculos que contem nossa história. Os espaços abandonados estão sendo planejados para serem usados pela população", finalizou.

Mariléia Maciel/Secom em Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...