sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Continuam as inscrições da oficina de dança “Piké Djouk” para o Baile de Touloulou


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) continua recebendo inscrições para as oficinas de dança "Piké Djouk", tradicional baile de máscaras, Baile de Touloulou, que ocorre durante o carnaval na Guiana Francesa. A oficina será ministrada pelo professor Michel Jean Assard, que faz parte de um grupo de guianenses que participarão do Carnaval deste ano no Amapá. O Touloulou é uma característica essencial do evento na região guianense e será uma das novidades no Carnaval Amapaense.
O grupo de guianenses, formado por cerca de 25 pessoas, estará em Macapá durante os dias 6, 7 e 8 de fevereiro realizando as oficinas, como parte de sua participação no evento amapaense, que culminará na abertura do Carnaval 2013. A iniciativa partiu da Secult em busca da promoção do intercâmbio cultural entre as regiões.
O Baile de Touloulou faz parte da cultura guianense durante o período carnavalesco e surgiu do francês "tourlourou", que convêm ao contexto do baile onde as mulheres se apresentam com máscaras em salas fechadas, deixando à mostra apenas os olhos. O objetivo da dança é escolher o cavalheiro preferido, para isso as damas percorrem várias vezes o salão dando voltas. Mas para participar do baile, é preciso atentar às regras, tais como o anonimato e a representação.
Toda a interpretação do Baile de Touloulou, suas características, regras e os dez mandamentos que regem a dança serão repassados durante as oficinas, que serão ministradas no Monumento Marco Zero do Equador no dia 6 de fevereiro, das 14h às 18h, e no dia 7 de fevereiro, das 8h às 12h. Ainda no dia 7 de fevereiro haverá o Baile de Touloulou, a partir das 22h, no Monumento Marco Zero do Equador.
A visita do grupo guianense ao Amapá culminará com a abertura do Carnaval 2013 no Sambódromo, com a apresentação do tradicional carnaval de rua que acontece na Guiana Francesa.
Intercâmbio
De acordo com o secretário de Cultura, José Miguel, a chegada dos guianenes no Amapá é resultado das ações de intercâmbio que ocorrem desde 2011, quando o Governo do Estado teve a oportunidade de trazer um grupo do Platô da Guianas para participar da Expofeira, do Encontro dos Tambores e vice-versa, quando grupos amapaenses participaram da Festa de Saint-Georges e eventos, visando estabelecer a troca de informações.
"Há um interesse muito grande por parte dos guianenses em conhecer o nosso Carnaval, bem como há o interesse de que nós possamos conhecer as festas tradicionais da Guiana Francesa. Este ano, a secretaria estará fortalecendo essas ações e intensificando a troca de experiências entre as regiões", ressaltou o secretário.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Avenida Procópio Rola, 1162, Centro, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pela internet, através do email: katyalacerda@hotmail.com
Para participar, os interessados devem ter acima de 16 anos de idade e comparecer munidos de cópias dos documentos pessoais. Ao final das oficinas, os participantes receberão certificados e terão a oportunidade de participar do carnaval de rua que será apresentado pelo grupo guianense no Sambódromo, no dia 8 de fevereiro.
Andreza Sanches/Secult
(96) 9111.3800 / 8400.7275

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...