sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fotógrafos Anônimos comemoram 255 anos de Macapá


Grande parte do que conhecemos da história da humanidade veio através da fotografia. Fatos marcantes da história, trajetórias pessoais, lembranças de lugares visitados, tudo é fotografável e essas imagens, com o tempo, guardam uma fantástica memória coletiva.
Uma das imagens que serão apresentadas aos participantes da maratona fotográfica

Para estimular um refletir sobre essas questões, o fotoclube Fotógrafos Anônimos pensou uma programação em comemoração ao aniversário da cidade de Macapá, o4 de fevereiro, que também é a data em que o grupo completa um ano.
A iniciativa busca debater a importância da fotografia em nossa sociedade pautando-se principalmente na trajetória desta arte em solo macapaense. Para isso, décadas de história da cidade, suas transformações urbanas, arquitetônicas, sociais e culturais serão tema de um amplo debate que não é somente visual: é histórico e afetivo, simultaneamente.
Onça empalhada que ficava na Fortaleza de São José de Macapá

A cidade será homenageada pelas lentes de 30 fotógrafos que revisitarão partes dela buscando fazer releituras baseadas em fotos históricas selecionadas por membros do fotoclube no acervo do Museu da Imagem e do Som do Amapá.
Para participar da Maratona Fotográfica, os interessados devem fazer sua inscrição no segundo piso do Teatro das Bacabeiras entre os dias 26.01 e 06.02, com investimento de R$ 10,00.
Além da maratona, a programação é composta por uma exposição fotográfica e um curso baseado na valorização do olhar e na integração entre fotógrafos experientes e iniciantes. Todas essas ações culminam no dia 09.02, data em que acontece, na Biblioteca Elcy Lacerda, uma palestra que reconstrói parte da história da fotografia em Macapá (16h) e a abertura da exposição resultante da Maratona Fotográfica (20h). Será, sem dúvida, um momento importante para discutir as memórias que temos da cidade, as possibilidades de cuidarmos melhor dela e de como a fotografia pode nos ajudar nisso
              
Estrutura antiga, em madeira, do Trapiche Elyezer Levy 

   
 Conheça as atividades que irão compor a programação do
Fotoclube Fotógrafos Anônimos para o aniversário de Macapá:

- Maratona Fotográfica:
Essa atividade consiste em produzir fotografias da cidade de Macapá com base em imagens históricas selecionadas do acervo do Museu da Imagem e do Som do Amapá. Os participantes da maratona fotográfica receberão, no ato de sua inscrição, uma cópia impressa de uma fotografia que retrata a Macapá de antigamente. De posse dessa imagem, o fotógrafo participante deverá produzir uma nova fotografia evidenciando como esse espaço encontra-se hoje. A imagem deve ser produzida obedecendo ao mesmo ângulo e enquadramento da imagem histórica. As imagens produzidas se destinam a uma exposição que irá aglutinar as releituras produzidas pelos inscritos na maratona ao lado das fotos de referência.

- Curso de Fotografia:
Para fomentar a prática fotográfica, o fotoclube realizará o curso “Olhares possíveis”. Nele, os participantes terão acesso a técnicas fotográficas, debates sobre estética da imagem e apresentação de portfólio de fotógrafos com diversas orientações estéticas. O curso é aberto a profissionais, iniciantes e demais interessados em estratégias de descondicionamento do olhar. Serão abertas vinte vagas com taxa de inscrição de R$ 10,00.  Curso será ministrado pelo fotoclubista Alexandre Brito.

- Palestra “Memória fotográfica: percursos sobre a história da fotografia de Macapá:
Como forma de evidenciar a importância da fotografia para a propagação da memória visual de um povo, a jornalista e fotoclubista Mary Paes apresentará parte de sua pesquisa sobre a história da fotografia macapaense. O conteúdo explorado baseia-se no trabalho de conclusão de curso da jornalista e traz ricas informações sobre os pioneiros da fotografia e evidencia a precariedade que, em vários momentos históricos, afetaram história visual do estado.  

Serviço:
O Fotoclube Fotógrafos Anônimos é uma iniciativa apoiada pelo Sesc-AP, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Amapá.
Maiores informações: 81285712, 81226410, 8118-3510

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...